Redigir um texto pode parecer tarefa simples, mas a verdade é que são muitos os erros que costumam cometer na hora de escrever, um problemão para quem está na fase de vestibulares ou querendo uma boa nota no ENEM. Uma palavra mal escrita ou um sinal de pontuação mal colocada poderá enviar a mensagem errada. Por isso, não importa se você é um e-mail informal ou uma carta de trabalho, escrever corretamente é um requisito indispensável para nos comunicar com o mundo profissional, e por isso, indispensável para esse tipo de processo seletivo.
A seguir apresentamos uma série de dicas que, sem importar o tipo de texto que quiser escrever, ajudá-lo a melhorar sua redação e comunicar suas idéias de maneira clara e simples.
1. Você já sabe sobre o que quer escrever?
Antes de começar a redigir a primeira coisa que você deve definir é que é que você quer dizer. Assim, antes de dar asas à sua criatividade, faça as seguintes cinco questões e se conteste: o Que eu quero dizer? Qual é o argumento central do meu texto? Para quem é o meu texto? Por que eu quero escrever? e Como eu quero comunicar?
2. Estruture o seu texto antes de começar a escrever
Não esqueça que todo ensaio deve iniciar com uma introdução e deve terminar com uma conclusão. Procura-se seguir a seguinte estrutura formal:
Introdução: introduz-Se o tema central, a tese ou o problema a tratar. Além disso, deve-se mencionar sobre o que vai tratar o texto com uma ou duas frases que resuma o assunto.
O desenvolvimento ou Corpo: etapa onde se expõem e se ampliam os argumentos e contra-argumentos sobre o argumento central. O comprimento do corpo depende de cada escrito, mas não se esqueça de que cada parágrafo deve desenvolver uma ideia.
Conclusão: faz-se uma síntese do exposto e oferece uma proposta, um resultado ou uma opinião.
3. O primeiro é o primeiro
O título é fundamental para atrair qualquer leitor. Agora, nem sempre é fácil dar com o título apropriado por isso o mais indicado é que seja simples, tenha que ver com sua narrativa e, mais importante ainda, que crie interesse. Antes de te decidires por um título pergunte aos seus amigos que dizem.
4. Aprenda a usar os sinais de pontuação
Os sinais de pontuação são essenciais para dar fluidez e clareza às suas idéias, por isso, a importância de usá-los de forma adequada:
Vamos comer crianças!
Vamos comer, crianças!
O ponto é usado para separar frases ou ideias diferentes, bem como o termo de uma abreviação.
A vírgula indica uma pequena pausa na enunciação do pensamento completo. Deve-se sempre usar nos seguintes casos: para separar duas ou mais palavras ou ideias, para limitar esclarecimentos e depois das seguintes locuções como: em efeito, ou seja, de acordo, em fim, por conseguinte, não obstante, contudo, entre outras.
O ponto-e-vírgula é uma pausa na oração, sem ignorar o seu fim. Também é usado para listar elementos extensos que devem ser separados ou que contêm em si mesmos uma vírgula.
Dois pontos são usados no final de uma oração quando se quer começar uma enumeração, quando se deseja escrever uma citação textual, antes de expressar uma enunciação e ao dirigir uma carta.
Reticências são usadas a forma de uma pausa inesperada em uma frase, e quando há o seguinte: dúvida, a ironia, o medo, a ansiedade ou o início de uma citação não textual.
Pontos de exclamação são utilizados para enfatizar uma ideia, dar uma ordem ou mostrar surpresa.
Agora que já está com as principais dicas em mente boa sorte e boa prova!