A França tentará reintroduzir o Serviço Nacional para todos os jovens de 16 anos no exército. O serviço incluirá um estágio de um mês com foco na cultura cívica e um estágio voluntário de três meses em que os participantes são incentivados a servir “em uma área ligada à defesa e segurança”.
Foi uma ideia sugerida pela primeira vez pelo presidente Emmanuel Macron durante sua campanha eleitoral. Ele disse que queria que os cidadãos franceses tivessem “experiência direta da vida militar”. Mas para além da França quais são os outros países que cobram o serviço obrigatório!
Brasil
O serviço militar é obrigatório para homens de 18 anos. Dura entre 10 e 12 meses. São concedidas isenções por razões sanitárias. E se você está estudando na universidade, o serviço pode ser atrasado.
Muitas vezes, os potenciais recrutas são rejeitados porque há mais jovens de 18 anos do que o exército precisa daquele ano. Para entrar, os jovens fazem uma série de testes físicos. Para fazer o cadastramento deve-se registrar o alistamento no site oficial, tal como indica o tutorial em alistamentomilitar2020.com.br. As mulheres também podem fazer o alistamento, mas de forma opcional.
Os soldados recebem um pequeno salário, comida e acomodação em quartéis, o que pode ser um grande incentivo para os brasileiros mais pobres.
Coreia
Tecnicamente ainda em guerra com a Coreia do Norte, a Coreia do Sul tem um rigoroso sistema de serviço militar nacional. Todos os homens capazes são obrigados a cumprir 21 meses de Serviço Nacional no exército, 23 meses na Marinha ou 24 meses na Força Aérea. Há também opções para servir na força policial, Guarda Costeira, serviço de bombeiros e, em alguns casos especiais, departamentos do governo.
No entanto, há isenções para os cidadãos que alcançam a glória esportiva – ganhando uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos ou nos Jogos Asiáticos, por exemplo.
O governo sul-coreano também concedeu isenções pontuais aos atletas – quando o país sediou a Copa do mundo de 2002 e fez todo o caminho para as semi-finais.
A Coreia do Sul, apesar de vencer a Alemanha, não vai repetir essa façanha nesta Copa Do Mundo. Então o atacante do Tottenham Hotspur Filho Heung-min pode ainda ter que fazer o seu serviço militar, a menos que ele possa ajudar sua equipe de país a ganhar a Copa da Ásia, que começa em agosto.
A Coreia do Norte é o país com o mais longo serviço militar obrigatório, 11 anos para homens e sete anos para mulheres.
Eritreia
Homens e mulheres jovens e solteiras na Eritreia são obrigados a cumprir 18 meses de serviço militar nacional. No entanto, de acordo com grupos de direitos humanos, o serviço é muitas vezes prolongado por anos e, em alguns casos, indefinidamente.
A Anistia Internacional em 2015 disse: “os recrutas continuam a ser enviados em uma série de papéis civis e militares. O sistema continua, portanto, a ser trabalho forçado”.
Segundo a organização dos direitos humanos, o serviço nacional é o principal motor da fuga dos eritreus – muitos procuraram asilo no Reino Unido e foi estudo de caso no mundo inteiro, sobretudo pelas comissões de direitos humanos.
Suiça
Na Suíça, o serviço militar é obrigatório para homens entre 18 e 34 anos. O país votou contra a demolição do conscrito em 2013 (a Áustria fez o mesmo naquele ano).
Foi a terceira vez que a questão foi submetida a referendo.
O serviço básico tem 21 semanas de duração, seguido de treinamento extra anualmente.
Em vez disso, os objetores de consciência podem candidatar-se a um serviço civil. As mulheres não estão sujeitas ao serviço militar obrigatório, mas podem alistar-se voluntariamente.