Primeira e Segunda Chamada do Sisu – Entenda como funciona!

Sistema de Seleção Unificada

O Sisu é um dos principais sistemas de seleção universitária do Governo Federal. Podem participar alunos de todas as classes para concorrer à vagas em universidades federais brasileiras. O resultado é feito dois momentos do ano, na primeira e segunda chamadas regulares.

Primeira chamada Sisu

A primeira chamada do Sisu é feita em janeiro no início do ano letivo, pouco tempo depois da inscrição. Para fazer a sua acesse o link: sisu2020.info

Nesse caso, todos os candidatos que se inscreveram para a primeira e segunda opção de curso e foram selecionados em uma delas poderão se inscrever.

É dado pelo menos uma semana de prazo para que os candidatos selecionados arranjem a documentação necessária para dar a entrada na universidade e fazer a matrícula do candidato. Se o prazo passar o candidato perde a vaga.

Sistema de Seleção SISu

Segunda Chamada Sisu

A segunda chamada do Sisu é feita no meio do ano letivo, em julho. Nesse momento são divulgadas as vagas daqueles que não passaram na primeira chamada e manifestaram a vontade de fazer parte da lista de espera.

Na segunda chamada as turmas que não fecharam turma ou que tiveram desistência devem ter essa segunda leva de candidatos para preencher as cadeiras das universidades. E funciona, afinal, todos os anos são mais de 130 instituições e mais de 10 mil vagas destinadas somente a ampla concorrência.

Como saber se fui aprovado?

Com o login e senha ao sistema do Sisu é possível saber qual é o resultado e também manifestar ou não o desejo de participar da lista de espera para o curso de desejo. Para fazer isso basta consultar o tutorial em:

Não se esqueça, também, que durante o processo de inscrição as notas de corte são divulgadas diariamente e podem ser usadas pelo candidato para se candidatar somente aos cursos onde possui mais chances de aprovação.

Documentos necessários para a matrícula Sisu

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Certidão de nascimento;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Foto 3×4 recente;
  • Certificado de reserva, atestado militar para homens maiores de 18 anos;
  • Título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos;
  • Comprovante de endereço (pode ser conta de água, luz, internet, conta telefônica);

Para quem participou pelo sistema de cotas é incluso:

  • Histórico escolar que comprove a inclusão na rede pública;
  • Apresentação de documentos para comprovação de renda (pode ser holerite, extrato bancário e outros);
  • Autodeclaração para candidatos que se declararam negros ou partos – o documento deverá ter sido expedido pela própria universidade e pode não ser obrigatório em todas as instituições, por isso, é indicado que o usuário consulte a lista de documentos oficial de ingresso da universidade aprovada;

A inscrição no SIsu pode ser feita usando a nota do ENEM e o prazo de inscrição começa no início de janeiro. Fique atento para não perder as oportunidades de entrar em uma universidade federal do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *